sábado, abril 26, 2008

os dois milhões a tiago monteiro

Li, na secção "A semana que passa", no Expresso, uma curta frase de Laurentino Dias, Secretário de Estado do Desporto, em que refere que os dois milhões de euros de apoio estatal ao corredor de automóveis Tiago Monteiro, aquando a sua efémera passagem pela fórmula 1, "é quase o nome no retrovisor de um F1" e que, segundo o jornal, acha normal este tipo de apoio estatal.
Esta pequena frase, a ser verdade (e eu acredito, lastimosamente, que sim), poderia ser desenvolvida, criticamente, em várias áreas do saber: política, sociologia, economia, etc. Mas é, sobretudo, na pura análise psicológica que ela adquire maior pertinência decomponível.
Na verdade, um membro do governo reflectir, assim, a um jornal, perante os esforços que diariamente são pedidos aos portugueses, a falta de apoios a desportos que verdadeiramente trazem reputação a Portugal, a crise do desemprego que afecta milhares de famílias, os milhares de contratos a prazos de alguns trabalhadores, os recibos verdes de outros tantos trabalhadores, o cabaz básico da alimentação a subir cada vez mais, os juros do crédito à habitação em ascensão sistemática, os pais que não têm dinheiro para dar aos filhos o mínimo de dignidade social, as famílias que pouco têm para comer... perante isto, Laurentino Dias - que não fez mais do que exibir o seu cérebro provinciano (naquilo que o provincianismo tem de pior, evidentemente) - arrota, nos jornais, que dois milhões de euros são só (quase) "o nome no retrovisor num fórmula 1".
Por tudo isto, este senhor devia explicar muito bem o que quis dizer, mas, principalmente, toda esta história do apoio a Tiago Monteiro. Sabemos (segundo a imprensa) que tudo se inicia com o governo de Santana Lopes. Mas também ficámos a saber que este governo tem mais um daqueles cromos... das corridas... de fórmula 1, claro!

Sem comentários:

coisas

vamos pela estrada e sentimo-nos bem. lá fora, o vento sopra, a neve cai, voam duas aves perdidas. eu sei que tenho de chegar a algum lugar...


neste momento...