quarta-feira, maio 28, 2008

o aviso de soares

As declarações de ontem de Mário Soares, publicadas no DN, em que o fundador do PS aconselhou o governo a estar mais atento às questões sociais (como a pobreza, exclusão social, desigualdades, etc.) irritaram, segundo os jornais de hoje, algumas personalidades do partido começando, desde logo, por José Sócrates. Já ontem, Mário Lino, esse extraordinário ministro das Obras Públicas, referiu, num tom zangadito, que "o PS e o Governo não estão a dormir e à espera que Mário Soares faça um aviso para de repente dar conta do problema" (não sei se Mário Lino é militante do PS mas, mesmo que o seja, não lhe fica bem falar, simultaneamente, em nome do governo e do partido).
Mas o que estas declarações do ex-presidente da República revelam é que, afinal, Sócrates não conseguiu, ao eleger Mário Soares como o candidato natural do PS às presidenciais (e desastradamente anuído por este), fazer com que esta "voz incómoda" (obviamente já se imaginava que a "esquerda moderna", slogan de Sócrates nas directas do PS, colidia com o perfil identitário do partido, que Soares é o primeiro responsável) se tornasse uma "voz amansada". Seria, de facto, um resultado surpreendente, para quem conhece o pensamento político do fundador do Partido Socialista. Por outro lado, é também sintomático que, afinal, Alegre e Soares - os dois candidatos socialistas derrotados - fazem parte da mesma esquerda que, não sendo moderna, à Tony Blair, é, sobretudo, social. Por isso é que, em 2006, houve um confronto contranatura entre estes dois militantes socialistas. Daí que, paulatinamente, a reconstrução (vocábulo, porventura, demasiado carregado) do Partido Socialista se torne, cada vez mais, uma realidade. Nem que para isso seja necessário perder as eleições em 2009.

Sem comentários:

coisas

vamos pela estrada e sentimo-nos bem. lá fora, o vento sopra, a neve cai, voam duas aves perdidas. eu sei que tenho de chegar a algum lugar...


neste momento...