sábado, maio 03, 2008

o que vale alberto joão jardim

Afinal, o que é que vale Alberto João Jardim? Decididamente, vale muito menos do que os abrangentes opinion makers e demais jornalistas configuram. Aliás, o Presidente da Região Autónoma da Madeira é o único que tem a noção do seu próprio limite, o qual é, desastradamente, muito curto. O triste exemplo em que ele próprio se afundou (ou deixou que outros o submergissem), em que num dia nos aparece um Alberto João vigoroso, capaz de uma candidatura corajosa a líder do seu partido e, no dia seguinte, reaparece a mesma entidade, cabisbaixa, medrosa, cobarde, arranjando mil desculpas para justificar a negação da véspera, ou a sua desgraçada postura titubeante no desapoio e apoio a Santana Lopes é paradigmático duma falsa mistificação que, desde sempre, foi construída em torno desta personagem.
E a culpa é, obviamente, de todos, mas, principalmente de alguns. À cabeça estão, naturalmente, os diversos chefes de governo e presidentes da república que nunca foram capazes de discernir a pacovice de Alberto João Jardim. A última visita de Cavaco Silva à Madeira pode ilustrar o que acabo de afirmar. Depois, embora numa posição mais secundária, os jornalistas que, apesar dos espasmos sistemáticos de alguns, sempre olharam para Alberto João como muitos olham para o Benfica e o seu presidente: vende bem.
Deste modo, olhamos para o senhor da Madeira e vemos uma personagem já apagada que não faz mais, neste momento, do que lutar por si próprio, para não cair cada vez mais num ridículo que nem mesmo os seus súbditos da ilha lhe possam valer, pois até estes, sentido o ocaso do chefe, serão os primeiros a sair à rua, gargalhando como nunca o tinham feito anteriormente.

Sem comentários:

coisas

vamos pela estrada e sentimo-nos bem. lá fora, o vento sopra, a neve cai, voam duas aves perdidas. eu sei que tenho de chegar a algum lugar...


neste momento...