terça-feira, março 18, 2008

proença de carvalho pede maioria absoluta para o ps

Acho muito interessantes estas figuras, tradicionalmente localizadas à direita do PS, virem agora prestar vassalagem ao PS de José Sócrates. Miguel Júdice, por exemplo, é uma delas.
O último foi Daniel Proença de Carvalho que afirmou, categórico, que Sócrates e o Partido Socialista merecem uma nova maioria absoluta. Adianta também que "neste momento eu penso que o PSD não tem uma estratégia, nem um programa alternativo, nem a credibilidade que dê aos seus eleitores uma esperança de chegar ao poder”. E diz muito bem o ilustre advogado: "neste momento".
O que verdadeiramente impressiona, nestas camuflagens ideológicas, é a incapacidade destas pessoas lutarem por uma alternativa credível no seio da sua área ideológico-partidária (alternativa no sentido de combate de ideias, e não impreterivelmente um assalto à liderança). Até porque estas tomadas de posição voltam-se contra eles próprios, isto é, reforça o poder de Menezes dentro deste PSD acabrunhante, com o tão proclamado apoio das bases.
Por outro lado, estas emigrações enfraquecem igualmente o PS, pois paulatinamente este partido aproxima-se duma área que nem é carne nem é peixe e que, por isso mesmo, se comuta em carne e peixe. E este cenário, para o Partido Socialista (o tal partido de Mário Soares e de Salgado Zenha que Santos Silva, no outro dia, nervoso, aclamava), torna-se ainda mais nefasto do que para o PSD, pois a sua vertente ideológica é muito mais pronunciada.
Esperemos, pois, que tudo se clarifique, em nome duma continuação saudável das diferenças.

(publicado no jornal Público no dia 21/03/2008).

Sem comentários:

coisas

vamos pela estrada e sentimo-nos bem. lá fora, o vento sopra, a neve cai, voam duas aves perdidas. eu sei que tenho de chegar a algum lugar...


neste momento...