domingo, março 09, 2008

a avaliação dos professores

Uma verdade nunca dita: até agora, os professores sempre foram avaliados, isto é, sempre houve um processo de avaliação de professores. É verdade que o processo de avaliação nunca foi exemplo de rigor e de justiça. No entanto, não é admissível deixar desenvolver-se uma mentira em que é sublinhado que a classe profissional dos professores é a única do serviço público que não se sujeita a um processo de avaliação.
Conseguintemente, o facto de se afirmar a ausência duma avaliação, faz com que se esqueça os pontos sobre os quais incide o processo (actual) da avaliação dos professores. São eles os seguintes, divididos pela componente lectiva e pela componente não lectiva:
  1. Realização de trabalho a nível individual;
  2. Prestação de trabalho a nível do estabelecimento de ensino;
  3. Cargos Desempenhados;
  4. Desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem (englobando também as áreas curriculares não disciplinares e o processo de acompanhamento dos alunos);
  5. Participação em actividades desenvolvidas no âmbito da comunidade educativa;
  6. Formação acrescida;
  7. Assiduidade.

Ora não é difícil perceber que todos estes parâmetros chegavam para edificar, concludente e satisfatoriamente, um processo de avaliação dos professores equilibrado e justo. Bastaria que houvesse simplesmente boa vontade (menos teimosia e disparates pseudopedagógicos) e objectividade por parte dos órgãos executivos das escolas.

2 comentários:

Kat disse...

E fez-se luz! Finalmente alguém "ousou" dizer e esclarecer a verdade: os professores sempre foram avaliados!E não só através da dita "avaliação formal" - se problemas surgissem, os professores eram e são chamados, os encarregados de educação (aqueles que se interessam) registam o progresso dos seus educandos, avaliando, deste modo, o desempenho dos professores...
Mas o que mais me intriga acerca desta questão da avaliação dos professores é que, de repente, toda a gente opina acerca da profissão docente. Os professores até poderão saber (teoricamente)algo acerca de outras profissões, mas desmpenham-nas? Não! Então, como me explicam que, de repente, toda a gente, desde ministros ao mais "leigo", vociferem opiniões acerca da avaliação e da profissão docente? Será que há, por aí, mais professores e ainda não se revelaram? Para todos aqueles que NÂO são professores mas julgam-se sabedores da profissão só peço que parem, pensem e dediquem-se às suas especialidades!

Anónimo disse...

ola José!
Tens razão, mas atenção... os avaliadores teriam de ser escolhidos/seleccionados/eleitos/formados/... não podia ser aquele que se oferecesse, sabe-se lá com que interesses...

coisas

vamos pela estrada e sentimo-nos bem. lá fora, o vento sopra, a neve cai, voam duas aves perdidas. eu sei que tenho de chegar a algum lugar...


neste momento...