Conseguintemente, o facto de se afirmar a ausência duma avaliação, faz com que se esqueça os pontos sobre os quais incide o processo (actual) da avaliação dos professores. São eles os seguintes, divididos pela componente lectiva e pela componente não lectiva:
- Realização de trabalho a nível individual;
- Prestação de trabalho a nível do estabelecimento de ensino;
- Cargos Desempenhados;
- Desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem (englobando também as áreas curriculares não disciplinares e o processo de acompanhamento dos alunos);
- Participação em actividades desenvolvidas no âmbito da comunidade educativa;
- Formação acrescida;
- Assiduidade.
Ora não é difícil perceber que todos estes parâmetros chegavam para edificar, concludente e satisfatoriamente, um processo de avaliação dos professores equilibrado e justo. Bastaria que houvesse simplesmente boa vontade (menos teimosia e disparates pseudopedagógicos) e objectividade por parte dos órgãos executivos das escolas.
2 comentários:
E fez-se luz! Finalmente alguém "ousou" dizer e esclarecer a verdade: os professores sempre foram avaliados!E não só através da dita "avaliação formal" - se problemas surgissem, os professores eram e são chamados, os encarregados de educação (aqueles que se interessam) registam o progresso dos seus educandos, avaliando, deste modo, o desempenho dos professores...
Mas o que mais me intriga acerca desta questão da avaliação dos professores é que, de repente, toda a gente opina acerca da profissão docente. Os professores até poderão saber (teoricamente)algo acerca de outras profissões, mas desmpenham-nas? Não! Então, como me explicam que, de repente, toda a gente, desde ministros ao mais "leigo", vociferem opiniões acerca da avaliação e da profissão docente? Será que há, por aí, mais professores e ainda não se revelaram? Para todos aqueles que NÂO são professores mas julgam-se sabedores da profissão só peço que parem, pensem e dediquem-se às suas especialidades!
ola José!
Tens razão, mas atenção... os avaliadores teriam de ser escolhidos/seleccionados/eleitos/formados/... não podia ser aquele que se oferecesse, sabe-se lá com que interesses...
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