segunda-feira, março 17, 2008

o editorial de henrique monteiro

"Números sobre a educação que o vão espantar" é o título com que Henrique Monteiro, director do Expresso, encimou o seu habitual artigo de opinião no jornal que dirige. A frase, inusualmente longa para um título, reflecte, desde logo, o posicionamento tendencial do autor relativamente às diferentes partes na presente contextura educacional.
Acontece que, como é habitual nestes comentadores, de educação falam pouco ou mesmo nada. Na verdade, Henrique Monteiro não fez mais do que cotejar os cansados números de investimento de cada país em relação ao respectivo PIB. No entanto, ainda conseguiu ter um acesso de bom senso quando indiciou que, dos países citados, só a República Checa, a Eslováquia e a Grécia podem ser comparáveis a Portugal, devido à semelhança dos seus PIB's.
Continuam, pois, com números. Vivemos uma verdadeira obsessão numérica.
Educação não é isto (eventualmente, até se poderia fazer melhor com menos dinheiro).
No entanto, já que Henrique Monteiro tem também esta queda para números, seria bom que iniciasse uma aritmética comparativa de quanto é que cada um destes países desembolsou, percentualmente, tendo em conta o seu PIB, não durante estes últimos dois ou três anos, mas durante todo o século XX. É assim que estas contas devem ser feitas, pois quando se fala em educação, a perspectiva nunca pode ser sincrónica. De qualquer maneira, convém sempre sublinhar: devemos olhar muito mais para a pedagogia e a didáctica e muito menos para processos administrativos, numéricos e burocráticos. É isto que esta gente não entende.

Sem comentários:

coisas

vamos pela estrada e sentimo-nos bem. lá fora, o vento sopra, a neve cai, voam duas aves perdidas. eu sei que tenho de chegar a algum lugar...


neste momento...