domingo, janeiro 06, 2008

vitor constâncio e antónio nunes: veja as diferenças

Há empregos (perdão, "jobs") que pela sua própria singularidade profissional recaem sobre eles limitações várias (social, profissional, moral...). Por exemplo, um polícia sistematicamente bêbado é mais criticável (e perigoso) do que um carpinteiro com o mesmo vício. Tudo porque a sua profissão adquire exigências sociais (honra, dignidade, exemplaridade...) que são, no fundo, a base da sua conduta profissional e social.
Ora com cargos como Presidente do Banco de Portugal ou o chefe da polícia ASAE passa-se exactamente o mesmo. Convém lembrar que não basta aparecer de vez em quando na televisão, com ar sério e imaculado e dizer duas ou três banalidades para que o cargo se preencha com a qualidade exigida. Tanto Vítor Constâncio como António Nunes têm obrigações acrescidas, tanto sociais como profissionalmente. Por isso ganham muito mais dinheiro que a maioria dos cidadãos e também por isso não concorreram a estes cargos, limitando-se simplesmente a aceitá-los. Deste modo, quando falham nos seus postos relevantíssimos, não existem muitas escapatórias. São os infortúnios destes cargos. Outros existem em que a margem de erro será mais dilatada, pois a responsabilidade é muito menor.
Por tudo isto, tanto António Nunes como Vítor Constâncio não têm opções que não seja a de apresentar o pedido de demissão. Aquele porque foi apanhado a fumar (onde nós chegámos) e este porque acordou tarde e a más horas dos descalabros do Banco Comercial Português. Parece pouco mas na verdade não o é. Tudo em nome de uma ética profissional e republicana. É que são cargos de nomeação política, convém sempre relembrar.
Mas estou em crer que nada disso se vai passar. O que aconteceu com aquela senhora directora da DREN que processou por difamação um colega seu e que o inquérito arquivou revela bem o estado de impunidade mental desta gente.

Sem comentários:

coisas

vamos pela estrada e sentimo-nos bem. lá fora, o vento sopra, a neve cai, voam duas aves perdidas. eu sei que tenho de chegar a algum lugar...


neste momento...