sexta-feira, janeiro 11, 2008

júdice e o país normal

Um breve comentário ao último artigo de opinião de José Miguel Júdice no Público. Ele defende que "num país normal" seria motivo de "regozijo e de aplauso" o facto do défice orçamental ter descido significativamente ao ponto de ser o menor dos últimos anos, quiçá "das últimas décadas".
Não sei sinceramente qual conceito que o ilustre advogado tem de um "país normal". O meu é - estou certo - diferente do dele, pois passa muito menos por défices orçamentais e mais pelo combate efectivo aos preocupantes focos de pobreza (sejam eles encapotados ou explícitos) que têm vindo a grassar um pouco por todo o território nacional, e que medidas como o encerramento quase paranóico de serviços de saúde em zonas tradicionalmente desprotegidas são mais um índice que ajuda sem dúvida a combater "esse tal de défice orçamental", mas que originam que este pequeno território de 92 000 quilómetros quadrados se torne uma variante caricatural e grotesca do fundamento regimental do Partido Comunista Chinês, um país, dois sistemas. Poderíamos então afirmar: dois países, um sistema.

(publicado no jornal Público em 14/01/2008)

Sem comentários:

coisas

vamos pela estrada e sentimo-nos bem. lá fora, o vento sopra, a neve cai, voam duas aves perdidas. eu sei que tenho de chegar a algum lugar...


neste momento...