domingo, fevereiro 24, 2008

entrevistando Sócrates

Leio a generalidade dos comentários à entrevista de Sócrates na SIC, com a espantosa e abúlica performance de Nicolau Santos e Ricardo Costa, e o que se releva diz respeito à boa prestação do primeiro-ministro. Os jornalistas são, assim, defensados por outros jornalistas, os quais alegam que aqueles não podem fazer o trabalho que compete à oposição, isto é, remeter o entrevistado para um plano de respostas mais incisivas e acutilantes. Ora tudo isto parece ser verdade. No entanto, convém também lembrar que os tratamentos não são iguais para todos. Basta olhar para o Expresso da Meia-Noite e verificar que o duo jornalístico sabe, afinal, automatizar posturas intervencionistas mais audazes.
Mas o que se cria com tudo isto é a construção duma personagem que supostamente vai emergindo em direcção a um plano cada vez mais inatingível. Na verdade, José Sócrates vai cair por ele próprio. Basta que apareça alguém do lado de lá capaz de com ele ombrear e vamos ver os jornalistas, estes mesmos que agora o bajulam, serem os primeiros a apontarem-lhe os maiores defeitos do mundo. Injustamente, é claro.

Sem comentários:

coisas

vamos pela estrada e sentimo-nos bem. lá fora, o vento sopra, a neve cai, voam duas aves perdidas. eu sei que tenho de chegar a algum lugar...


neste momento...