sábado, fevereiro 09, 2008

A avaliação dos professores

Não consigo entender muito bem esta convergência a respeito da avaliação dos professores. O ministério, como se sabe, encetou já um plano de avaliação que não é mais do que gizar irresponsavelmente uma pseudo reforma no âmbito da selecção do pessoal docente, ao abrigo de uma suposta nobreza de intenção que se resume no glorificado futuro da nação (“queremos portugueses mais competentes”, bradam de vez em quando a ministra e José Sócrates). Por outro lado, os sindicatos, com medo de perder a face, dizem que sim, sim senhor, somos a favor de uma avaliação, mas não somos a favor desta avaliação.
Ora bem, o que ninguém diz com clareza é que uma avaliação do pessoal docente – seja em que arquétipo for – é irresponsável, contraproducente e eventualmente originadora de tremendas injustiças (como qualquer avaliação, argumentarão alguns, embora se esqueçam que os graus de injustiça são naturalmente variáveis quer estejamos a lidar com critérios objectivamente mensuráveis ou não). É que existem profissões com as quais não se adequa um registo de avaliação meramente quantitativo. E a de professor é, seguramente, uma delas.

Sem comentários:

coisas

vamos pela estrada e sentimo-nos bem. lá fora, o vento sopra, a neve cai, voam duas aves perdidas. eu sei que tenho de chegar a algum lugar...


neste momento...