quinta-feira, fevereiro 14, 2008

economia em boa recuperação

Os últimos dados do Instituto Nacional de Estatística revelam que o Produto Interno Bruto está em crescimento. Ainda bem. Só que o eixo semântico da questão não deve ser alicerçada nesta base de crescimento desumanizado. Daí a demagogia do primeiro ministro ao afirmar que "os portugueses devem compreender que valeu a pena o nosso esforço nos últimos três anos". Só que os portugueses não só não compreendem como também não devem compreender (pelo menos no sentido propagandístico da retórica política da frase).
O problema destes políticos é que não sabem que o que deve basilar o verdadeiro crescimento de um país não são números, mas pessoas (lembram-se dum extraordinário slogan da campanha de Guterres, "os portugueses não são números, mas pessoas"? Era Cavaco Silva chefe do governo - coadjuvado pelos seus "ajudantes" - e estou em crer que esta frase ajudou - e muito - Guterres a chegar à vitória. Aliás, umas das suas primeiras declarações foi precisamente de agradecimento ao publicitário Athaíde). Por isso não compreendem verdadeiramente (apesar de imperativamente afirmarem o contrário) a angústia de milhares de pessoas que trabalham precariamente, que perdem emprego, que auferem ordenados miseráveis, que contam os cêntimos no final de cada mês. Mas tudo isso não interessa quando a economia cresceu uma décima acima das previsões.

Sem comentários:

coisas

vamos pela estrada e sentimo-nos bem. lá fora, o vento sopra, a neve cai, voam duas aves perdidas. eu sei que tenho de chegar a algum lugar...


neste momento...