domingo, maio 17, 2009

o problema das listas para vital moreira

Vital Moreira, o cabeça de lista do PS às eleições europeias, anda um bocado destrambelhado com a problemática quase existencial das listas. Ouvindo-o proclamar que os restantes partidos têm listas fantasmas (pois só se conhecem os cabeças de lista, segundo ele) é caricato. Que eu saiba, o que se encontra mais próximo de uma visão fantasmagórica é a própria lista que ele representa, apesar da "eminência" das personalidades que a compõem. De facto, estar no parlamento europeu e concorrer a uma câmara municipal não é, de facto, para qualquer um. Neste sentido, não basta, como pendor justificativo, o enquadramento legal da coisa. Para mim, mais importante do que formalismos legitimistas, é a paixão, no sentido de uma verdadeira querença. É que eu sou dos que pensam que a política é também feita com paixão, com vontade, com o desejo de uma afirmação de valores. Por isso, colocar ao mesmo nível do combate político um lugar de deputado europeu e a presidência de uma câmara municipal é uma verdadeira intrujice.

Sem comentários:

coisas

vamos pela estrada e sentimo-nos bem. lá fora, o vento sopra, a neve cai, voam duas aves perdidas. eu sei que tenho de chegar a algum lugar...


neste momento...