quarta-feira, dezembro 26, 2007

rotativismo pós moderno

O que se tem vindo a passar nestes últimos tempos é verdadeiramente escandaloso. Em primeiro lugar, convém esclarecer que o rotativismo entre os dois partidos que se alternam no poder não implica que toda a orgânica administrativa e política se passe exactamente do modo como em Portugal tanto PS como PSD põem e dispõem dos inúmeros cargos de decisão política, administrativa e económica. Dois ou três exemplos: a mudança de António Costa para candidato a presidente da Câmara Municipal de Lisboa (com fortes probabilidades de vitória, é claro) suscita, desde logo, a seguinte questão: deve um ministro abandonar um cargo que é por inerência político para se candidatar a um outro? A minha resposta é uma: não.
No mesmo sentido, duas novas interrogações: deve haver o chamado acordo de cavalheiros entre PS e PSD para que os presidentes de algumas empresas de capitais públicos sejam de cor política oposta ao que nesse momento governa? Mais uma vez, não. Deve um ministro sair do cargo que ocupa e ir directamente para presidente de uma dessas empresas? Outra vez, não.
Tudo isto por uma questão de desanuviamento democrático e ético. Estou em crer que quem ocupa cargos de importância política e de nomeação directa (como os presidentes de instituições públicas) relevante deve estar um determinado período de tempo sem exercer qualquer cargo que implique um potencial de relacionamento promíscuo entre eles. É o caso do ex-presidente da CGD que agora vai para presidente do BCP, dois concorrentes directos numa área da economia muito sensível e importante. Ou ainda - segundo noticiam alguns órgãos de informação - uma eventual saída do ministro da economia Manuel Pinho para presidente da Caixa Geral de Depósitos...
Com efeito, não é deste modo que a democracia e a política em geral se instituem como matriz credível para desenvolver saudavelmente uma democracia.

Sem comentários:

coisas

vamos pela estrada e sentimo-nos bem. lá fora, o vento sopra, a neve cai, voam duas aves perdidas. eu sei que tenho de chegar a algum lugar...


neste momento...