segunda-feira, dezembro 17, 2007

"ofensa à honra", por Alberto João Jardim

É sempre interessante quando Alberto João Jardim é notícia. Todavia, tem-no sido, ultimamente, poucas vezes. Dizem os manuais do jornalismo que uma notícia deve constituir uma novidade. Por exemplo, não é notícia dizer que Vasco da Gama descobriu o caminho marítimo para a India. No entanto, se em vez de Vasco da Gama aparecesse, através de fontes credíveis, um outro nome, esse facto já constituiria motivo de notícia nos diversos orgãos de comunicação social.
Ora com Jardim passa-se exactamente o mesmo. Se o ouvimos chamar, por exemplo, "bastardos"aos jornalistas do continente (in Público, 17/12/2007, p. 8) já nenhum orgão de comunicação lhe dá a mínima importância, pois não é assunto que mereça sequer vir mencionado (a novidade não existe).
Mas o mesmo não acontece quando Alberto João Jardim processa Baptista-Bastos por "ofensa à honra". E é assim que uma não-notícia se transforma numa notícia digna de abertura de telejornais!

Sem comentários:

coisas

vamos pela estrada e sentimo-nos bem. lá fora, o vento sopra, a neve cai, voam duas aves perdidas. eu sei que tenho de chegar a algum lugar...


neste momento...