terça-feira, julho 01, 2008

recusa do presidente polaco

A coincidência é desconcertante: no dia em que a França assume a presidência da União Europeia, o presidente polaco, Lech Kaczynski, recusa assinar o Tratado de Lisboa, o qual já tinha sido ratificado pelo parlamento polaco. Advoga Kaczynski, estranhamente, que o documento assinado na capital portuguesa se encontra, agora, sem substância. Por outro lado, Sarkozy já afirmou que pretende circunscrever o problema da ratificação à Irlanda, secundarizando, portanto, a recusa do presidente da Polónia (Durão Barroso tinha, a seu tempo, felicitado as forças políticas deste país aquando da ratificação do tratado).
O que também não deixa de ser curioso é que o olhar negativo relativamente ao Tratado de Lisboa se posiciona, politicamente, numa espécie de paradoxo: de um lado, os conservadores (por vezes com deslizamentos para a extrema direita); do outro, os que estão mais à esquerda da esquerda política.

Sem comentários:

coisas

vamos pela estrada e sentimo-nos bem. lá fora, o vento sopra, a neve cai, voam duas aves perdidas. eu sei que tenho de chegar a algum lugar...


neste momento...