quinta-feira, julho 03, 2008

ministra junta ex-ministros

Confesso a minha admiração por aqueles que tutelaram a pasta da educação nos últimos trinta e tal anos e que aceitaram o convite de Maria de Lurdes Rodrigues na inauguração de uma galeria em honra de todos que, desde 1870 (segundo a TSF), tiveram o privilégio de chefiar este ministério. Este meu tributo deve ser entendido, obviamente, de forma irónica. Na verdade, o que verdadeiramente sinto é que todos eles - principalmente os dos últimos dois decénios, revelam um despudor extraordinário. É que o estado a que isto chegou não se coaduna com homenagens deste teor. Também ficámos a saber, neste encontro, por intermédio da ministra, uma daquelas pacovices que se costumam evocar nestes encontros (principalmente por pessoas que muito pouco têm a transmitir), mas que nos permite aferir alguma coisa sobre os limites cognitivos da personagem. De facto, Maria de Lurdes Rodrigues "confidenciou que costuma aconselhar-se junto de antigos ministros da pasta, a quem costuma telefonar muitas vezes para ouvir as suas opiniões, porque há problemas que não são novos". Só não disse a quem é que costuma telefonar mais vezes, ou se existe mesmo alguém a quem nunca lhe foi dada essa honra receptadora. De qualquer maneira, estes senhores que por lá pairaram na inauguração de si próprios também não nos oferecem grande capacidade de escolha. Lembrei-me agora de Manuela Ferreira Leite, a actual líder do PSD e que também foi ministra da educação. Será que foi convidada? Será que atende o telefone?
Uma nota última: isto foi uma desconsideração para os secretários de estado. Também os houve de grande gabarito. Os últimos que temos não descuram o género.

Sem comentários:

coisas

vamos pela estrada e sentimo-nos bem. lá fora, o vento sopra, a neve cai, voam duas aves perdidas. eu sei que tenho de chegar a algum lugar...


neste momento...