quinta-feira, julho 24, 2008

o preconceito em relação ao ensino universitário privado

Convém lembrar ao sr. António Almeida Dias, presidente da Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário (CESPU) que quem ajudou a criar o preconceito relativamente ao ensino superior privado foram as próprias instituições que têm vindo a ministrar, ao longo dos anos iniciados pelos governos do actual Presidente da República, um número extravagante de cursos, devidamente homologados pelo ministério que tutela o ensino superior. Os casos são muitos e podemos pegar, a título de um tortuoso exemplo, na famosa Universidade Independente, a tal em que José Sócrates, tão abnegadamente, se licenciou.
Por isso, a decisão do governo em atribuir à Universidade do Algarve o novo curso de medicina (que se iniciará dentro de dois anos), em detrimento das outras três candidaturas privadas, revela-se, tendo em conta a importância do curso (imaginem um médico formado pela Independente...), uma escolha acertada. Pode, no entanto, haver um certo grau de injustiça nestas decisões (a Universidade do Algarve foi a única universidade pública a concurso, contra três privadas). Daí que ainda seja preciso percorrer algum caminho, por parte destas cooperativas de ensino superior, para que não se construa, aprioristicamente, uma imagem que, muitas vezes, não se coaduna com o que é excelentemente oferecido.

Sem comentários:

coisas

vamos pela estrada e sentimo-nos bem. lá fora, o vento sopra, a neve cai, voam duas aves perdidas. eu sei que tenho de chegar a algum lugar...


neste momento...