quarta-feira, outubro 08, 2008

a avaliação de desempenho e os professores

Recomeçou, timidamente, por parte dos sindicatos e ainda mais por parte dos professores, a contestação à avaliação de desempenho. Escrevo "timidamente" como forma de aligeirar um qualificativo que seria, incontornavelmente mais desprezível para esta classe profissional - a dos professores - que se entreteve, no final do outro ano, numa manifestação deveras interessante, em Lisboa, na qual participaram mais de cem mil professores - praticamente toda a classe profissional. O interesse da manifestação resume-se - e não é pouco - a uma perspectiva sociológica e profissional, que, estou certo, contribuirá para um aprofundamento dos estudos nas ciências sociais, designadamente no que diz respeito aos parâmetros socio-profissionais no sector educativo. Neste sentido, poderia formular-se a seguinte questão: o que faz com que a manifestação que englobou praticamente 100% dos professores não tenha resultado numa conquista igualmente plena dos seus objectivos? Daí que agora, o Secretário de Estado da Educação Walter Lemos (que raramente diz alguma coisa de jeito) se debruce, enfatuado e irónico, sobre as ténues contestações outonais dos sindicatos. Como ele próprio referiu, a respeito duma eventual contestação dos sindicatos, "estamos em Outubro, penso que diz tudo". Pois é, cada um tem (o secretário de estado) que merece.

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vamos pela estrada e sentimo-nos bem. lá fora, o vento sopra, a neve cai, voam duas aves perdidas. eu sei que tenho de chegar a algum lugar...


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