segunda-feira, maio 20, 2013

futebol: o que nos faz diferentes

Campeões e campeonato à parte, irracionalidades clubísticas postas de lado, importa relevar o seguinte dado, no qual se cimenta a nossa originalidade futebolística, sendo também considerado, de certo modo, um traço identitário português: de acordo com os números disponibilizados no sítio oficial da Liga Portuguesa de Futebol (LPFP), 79% do público que assistiu, nos estádios, aos jogos de futebol, pertenciam aos chamados três grandes - Sporting, Benfica e Futebol Clube do Porto. A mesma LPFP forneceu ainda os dados relativos às "outras" assistências: Rio Ave, 32 054, Paços de Ferreira, 30823, e por aí adiante. O Benfica teve 635.689 espetadores nos 15 jogos realizados no seu estádio, o FCP, 454173 e o Sporting 397817.
Importa, pois, olharmos para estes números e questionarmo-nos por que razão isto se passa e por que razão as mentalidades custam tanto a alterarem-se em Portugal.

Sem comentários:

coisas

vamos pela estrada e sentimo-nos bem. lá fora, o vento sopra, a neve cai, voam duas aves perdidas. eu sei que tenho de chegar a algum lugar...


neste momento...