quinta-feira, agosto 28, 2008

um caso paradigmático no portugal profundo

Em Vila Real, mais concretamente na freguesia de Lamas de Olo, uma estrada vai ser, finalmente, construída. Esta estrada, de 800 metros de extensão, vai permitir que os seus utilizadores (são várias aldeias) poupem mais ou menos meia hora, pois os 14 km que antes percorriam transformar-se-ão em 3,5 km. Os custos vão ser suportados 90% pelo governo da República e 10% pela Câmara Municipal de Vila Real. Ao todo são 300 000 euros. Até aqui tudo bem. Só que esta estradita demorou nem mais nem menos que 40 anos. É isso mesmo: em Trás-os-Montes, numa zona onde vivem algumas centenas de pessoas, os vários governos da Terceira República têm, de forma sistemática, desatendido uma indispensabilidade desses mesmos habitantes. Ou seja: torna-se mais fácil construir aeroportos, expo's, campeonatos europeu de futebol, etc. etc. etc. do que uma estradita de 800 metros em Lamas de Olo.
Mas a história não acaba aqui. Ou melhor, poderia acabar, mas eu não quero que termine. Tudo por que fui ver os resultados das últimas campanhas autárquicas. Deparei-me com o que desconfiava: o partido que governa há dezenas de anos a autarquia tem sido, invariável e maioritariamente, o mais votado em Lamas de Olo. Afinal, têm o que merecem.

(resumo do artigo publicado no jornal A Voz de Trás-os-Montes em 28/08/2008)

2 comentários:

Anónimo disse...

Só existe uma forma de combater este apego ao clubismo, às crenças e às tradições (pois é disso que se trata): educação. E para uma educação eficaz necessitamos de professores formados para a profissão. Mais de metade dos professores que temos actualmente nunca o foram na verdade.

josé ricardo disse...

concordo na imporância da vertente formativa dos professores e dos alunos. broncos existem em todo o lado, mas parece-me que nós por cá temos muitos. em excesso.

coisas

vamos pela estrada e sentimo-nos bem. lá fora, o vento sopra, a neve cai, voam duas aves perdidas. eu sei que tenho de chegar a algum lugar...


neste momento...