segunda-feira, agosto 18, 2008

alguns olímpicos portugueses

Vanessa Fernandes criticou alguns atletas portugueses por não encararem com seriedade o desporto de alta competição. As suas palavras, duras, sublinham mesmo que "não é fazer meia dúzia de provas, andar a receber uma bolsa e está feito. Muitos não vêem bem a realidade das coisas. Não têm a noção do que isto significa".
Lembrei-me, de repente, das palavras do nosso lançador de peso, de seu nome Marco Fortes, quando justificou o desaire na modalidade que representa, ficando longe do seu recorde pessoal: "cheguei à conclusão que de manhã só estou bem na caminha. Lançar a esta hora foi muito complicado. Apesar de ter entrado bem na prova, com dois lançamentos longos com mais de 19 metros, no último lançamento as pernas queriam era estar esticadas na cama".
Ora, o que me espanta não é o desaire deste rapaz de 25 anos, recordista nacional do lançamento de peso. Afinal, ele não foi nenhuma excepção tendo em conta a fraca prestação dos nossos atletas. O que verdadeiramente me preocupa é imaginar que um grupo de rapazes e raparigas anda lá por Pequim completamente iludido: quando deviam estar em casa ou na praia (ou na caminha), alguns são obrigados a permanecer numa coisa que se chama aldeia olímpica. E Pequim é tão grande!...

1 comentário:

Anónimo disse...

Talvez o mais importante seja estarmos representados em várias modalidades. Se levássemos para lá somente os que tivessem possibilidades de ganhar medalhas a nossa representação reduzir-se-ía a meia dúzia de atletas. Nós não temos nem a tradição desportiva nem a formação/educação adequada. O rapaz português que queria estar na caminha e esticar as perninhas provavelmente começou a lançar no ano passado. Não está mal! Imaginem se ele tivesse o discurso decorado cheio de hipócrisia! Seria bem pior.

coisas

vamos pela estrada e sentimo-nos bem. lá fora, o vento sopra, a neve cai, voam duas aves perdidas. eu sei que tenho de chegar a algum lugar...


neste momento...