sexta-feira, novembro 23, 2007

o livro do motorista

O livro de Pedro Faria - Ao Volante do Poder - despertou-me algum interesse. No entanto, não sei se o irei ler. Vi no Público uma espécie de elucidário ao livro e, até pelo prefácio de Rui Cardoso Martins, tenho a certeza que valerá a pena abordá-lo criticamente.
Em traços gerais, Pedro Faria, um motorista profissional que ganhou a vida em Nova Iorque transportando as Very Important People cá do burgo ("Foram 24 anos a lidar com o poder político", diz ele ao jornal), relata, nestas suas linhas, o "nacional porreirismo" ("porreiro, pá") que também os nossos políticos, por terras do tio Sam, adoptam. O livro descreve, portanto, o deslumbramento de alguns políticos quando se viram (pela primeira vez ou não) na grande metrópole nova iorquina. Por isso, estarei de acordo com Rui Cardoso Martins, quando afirma, no Público (23 de Novembro), que Ao Volante do Poder pode ser encarado como "um estudo moral, quase científico, do VIP lusitano no estrangeiro."
Mas o interessante disto tudo residiu nalgumas reacções destes Important People. A escolha do jornal não podia ser mais assertiva: José Lello, secretário de Estado das Comunidades entre 1995 e 1999, referiu que não é um tipo de literatura que goste (a de mexericos), adiantando que Pedro Faria "É um indivíduo que falava muito, o que não é uma coisa muito adequada para um motorista. Era um bocado metediço, falador. Um motorista cala e não é metediço." Por outro lado, Maria Margarida Corrêa de Aguiar (actualmente administradora da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos, ao tempo secretária de Estado da Segurança Social de Durão Barroso) insinua: "E aquilo que é contado por um motorista de limusina, o que é que vale?"
Estamos esclarecidos com estes fantásticos, deslumbrantes esclarecimentos, não é verdade? Dá para perceber como de important people passam, num lápice, a important jerk.

1 comentário:

Anónimo disse...

Um livro que poderias analisar neste teu blog era o "Sétimo Selo" de José Rodrigues dos Santos.
Este romance alerta-nos para as consequências das alterações climáticas que provocam o já sentido aquecimento global e para o esgotamento das reservas petroliferas assim como para os interesses que há no negócio do petróleo.
A maioria das pessoas não tem noção do que poderá vir a acontecer à humanidade e ao nosso planeta Terra. As previsões apontam para um aquecimento entre um e seis graus este século, provávelmentemais perto de seis. Esta alteração vai traduzir-se num "verão permanente" por quase todo o planeta. Os continentes poderão ficar reduzidos a ilhas, haverá mais zonas deserticas (metade do nosso planeta), grandes secas, tempestades violentas, mais incêndios florestais, erosão dos solos, destruição de colheitas e a propagação das doenças tropicais.
Tudo isto devido à queima dos combustíveis fósseis. Mas parece que ninguém se preocupa com isso. Estas alterações poderão vir ainda a ocorrer durante a nossa vida e dos nossos filhos.
Esta livro deveria ser lido por todos para nos sensibilizar para os problemas que a humanidade já está a enfrentar e que se irão agravar no futuro.

coisas

vamos pela estrada e sentimo-nos bem. lá fora, o vento sopra, a neve cai, voam duas aves perdidas. eu sei que tenho de chegar a algum lugar...


neste momento...