sábado, junho 14, 2008

manuela ferreira leite e o neto

Falta a Manuela Ferreira Leite aquilo que define o homem (a mulher) político, que é precisamente uma disponibilidade permanente para a causa pública, isto é, para a política, para os problemas do país. Neste sentido, um político com responsabilidades, seja ao nível do governo, da oposição, ou mesmo sem cargo específico deve estar em completa e rápida disponibilidade para o país. Um exemplo: Mário Soares, que estava de férias no Algarve quando ocorreu o 11 de Setembro, interrompeu de imediato esses dias de descanso e dirigiu-se para Lisboa. É o instinto político a funcionar. Possivelmente, Soares, já na altura na condição de ex-presidente, nada fez (o que se poderia fazer?) para ultrapassar ou minimizar o pânico que então se vivia no mundo. Mas estava ali, pronto para o que desse e viesse, para ir a qualquer sítio onde porventura fosse necessário ir.
Ora, com Manuela Ferreira Leite isto não acontece, nem nunca acontecerá. Ameaçou, na altura das directas, não comparecer a um debate porque o seu neto nascia nessa altura em Londres. Agora, com a grave crise social que se avizinhava com a paralisação dos camionistas, não se ouviu e refugiou-se, novamente, no neto. Temos, assim, uma líder da oposição que, um pouco ao jeito de Cavaco, não nasceu para isto. Esta falha de cultura política é, indubitavelmente, o que mais prejudicará Manuela Ferreira Leite no seu âmbito programático enquanto líder do PSD. E é pena porque com esta atitude, Manuela Ferreira Leite está, inconscientemente, a prejudicar o espaço feminino na política. Com estes discursos de dona de casa, Ferreira Leite muito dificilmente granjeará o voto popular ou mesmo o voto do PSD. Exige-se, portanto, muito mais da actual líder do maior partido da oposição. A opção pela política deve ser encarada a tempo inteiro. Em nome da sua própria credibilidade.

Sem comentários:

coisas

vamos pela estrada e sentimo-nos bem. lá fora, o vento sopra, a neve cai, voam duas aves perdidas. eu sei que tenho de chegar a algum lugar...


neste momento...