É interessante verificar a veracidade da campanha de promoção turística que o governo recentemente lançou por essa Europa fora (com especial destaque para os nossos amigos ingleses). De facto, ela é apresentada associando o país ao Oeste da Europa ("Europe’s Weast Coast") assim como a conceitos tão caros ao nosso governo como modernidade, inovação, tecnologia, empreendorismo e qualidade de vida... Deste modo, pretende-se promover Portugal como um todo (turismo, economia, comércio, cultura...) e qualificando a "oferta dos recursos, pessoas e produtos nacionais". Pode-se ver esta extraordinária campanha em http://www.turismodeportugal.pt/Português/AreasActividade/promocao/comunicacaoeimagem/Portugal%20Europes%20West%20Coast/Pages/EuropeâsWestCoast.aspx.
Acontece que, lendo todo o panfleto de promoção turística e as directrizes governativas para consumo interno, se começa a verificar que a "bota não bate com a perdigota ". Vem isto a propósito da recente declaração do nosso ministro Correia de Campos que as urgências de Alijó (um concelho com um elevado número de habitantes idosos) vai fechar dentro de... dois dias. É, portanto, mais um serviço de saúde que o interior desta "West Coast" vê insensivelmente encerrar. Assim se promove Portugal como um todo homogéneo: é a "West Coast" reduzida ao mínimo.
1 comentário:
Oi, és jornalista? Eu trabalho na Voz de Trás-os-Montes. Gosto dos teus artigos. Clara Meireles
Enviar um comentário